Mais um capítulo da história do Palácio de Berlim…

neilgrue

Neil MacGregor e Monika Grütters. Foto: Embaixada da Alemanha em Londres.

A Ministra de Estado da Cultura da Alemanha, Monika Grütters, julgou que chegou o momento certo: de acordo com notícia veiculada hoje, 8 de abril, no site do Governo alemão, a ministra nomeou o especialista em museus e renomado diretor do Museu Britânico, Neil MacGregor, para o cargo de diretor fundador da superintendência do Fórum Humboldt em Berlim. MacGregor deverá assumir o cargo em outubro de 2015.

O Fórum Humboldt será um importante centro de arte, cultura, ciência e educação em Berlim, abrigado no famoso Palácio da Cidade de Berlim que está sendo reconstruído na área que ocupou até ser destruído no final da Segunda Grande Guerra.

A diretoria fundadora funcionará como órgão consultivo por um período inicial de dois anos e definirá prioridades temáticas e promoverá e desenvolverá a cooperação de todos os intervenientes no Fórum. Serão colaboradores, sob a supervisão de MacGregor, o historiador de Arte Prof. Dr. Horst Bredekamp e o arqueólogo Prof. Dr. Dr. h.c. mult. Hermann Parzinger.

Neil MacGregor foi diretor da National Gallery em Londres e, em seguida, dirigiu o Museu Britânico. Estudou Alemão e Francês em Oxford, Filosofia na École normale supérieure de Paris e Jurisprudência na Universidade de Edinburgo, em seguida História da Arte no Instituto de Arte Courtauld na Universidade de Londres.

Ainda de acordo com a ministra Grütters, a expectativa é de que a equipe de especialistas, comandada por MacGregor, um profundo conhecedor da Alemanha, dê forma ao projeto cultural mais ambicioso do país, no momento. A superintendência irá apoiar a criação de uma rede internacional de cientistas e especialistas que poderá se tornar, no futuro, o conselho consultivo do Fórum.

210px-WilhelmvonHumboldt

Wilhelm von Humboldt

O Palácio não será apenas um museu, mas muito mais do que isso: um espaço sempre permeado pelas ideias dos irmãos Humboldt, Wilhelm e Alexander.

Wilhelm von Humboldt (1767-1835) foi ministro e linguista prussiano e fundador da Universidade de Berlim.

640px-Alexandre_humboldt

Alexander von Humboldt, numa pintura de Friedrich Georg Weitsch, 1806.

Alexander von Humboldt (1769-1859) foi um geógrafo, naturalista e explorador. Participou de várias expedições, inclusive pela América do Sul. Segundo a Wikipedia, “a expedição atravessou as terras dos atuais Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Cuba e México (foi impedido de permanecer no Brasil, pois os portugueses consideraram-no um possível espião alemão, após encontrarem-no em terras brasileiras perto da fronteira venezuelana). A característica que tornou essa expedição absolutamente excepcional é que ela foi levada a cabo sem nenhum interesse comercial; sua única motivação foi o desejo de conhecimento e a curiosidade. […]
Durante sua expedição pelas Américas de 1799 a 1804, precisou latitudes e longitudes, melhorou mapas, identificou 60000 plantas, das quais 6300 até então desconhecidas, desenvolveu a geografia das plantas e descreveu a corrente que levou mais tarde seu nome (corrente de Humboldt). Graças às suas expedições, Humboldt pode ser considerado como tendo lançado as bases das ciências físicas da geografia e da meteorologia. […]
A ideia de um trabalho que deveria comunicar não somente uma descrição gráfica, mas principalmente uma concepção engenhosa do mundo físico preenchia seu espírito havia mais de meio século. Tomou uma forma definida pela primeira vez em uma série de conferências por ele proferidas na universidade de Berlim, no inverno de 1827-1828. Essas conferências constituíram, como nota seu último biógrafo, ‘o esboço para o grande afresco do Kosmos.”

Leia mais sobre o Fórum Humboldt e os irmãos que lhe emprestaram o nome: www.humboldt-forum.de (inglês) e aproveite para dar uma olhada na situação atual da reconstrução do palácio nas imagens disponibilizadas por 4 câmeras no local: cam01.berlinerschloss-webcam.de

Aqui você poderá assistir a um dos vídeos que mostra em 45 segundos desde o início das obras até o momento atual: vimeo.com/73621198